MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Oficina de ideias

Lab CEFETMaker

CEFET-MG

Elucidário Maker

Última modificação: Sexta-feira, 18 de março de 2022

Arduino

Em termos práticos, as placas Arduino possuem funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, no qual, pode-se programar a maneira como suas entradas e saídas devem se comportar em meio aos diversos componentes externos. 

O Arduino é uma plataforma formada por dois componentes: A placa, que é o Hardware que usado para construir os projetos e a IDE Arduino, que é o Software onde escrevem o que desejam que a placa faça. A maior vantagem dessa plataforma de desenvolvimento sobre as demais é a sua facilidade de sua utilização, pois, pessoas que não são da área técnica podem aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto.

REFERÊNCIA:

MOTA, A. O que é Arduino? Disponível em:
https://portal.vidadesilicio.com.br/o-que-e-arduino-e-como-funciona/. Acesso em: 22 mar. 2022.

Big Techs

 As Big Techs são grandes empresas de tecnologia que desenvolveram serviços inovadores e disruptivos que conseguem escalar, de uma forma muito ágil e dinâmica, conferindo-lhes um amplo domínio do mercado.

REFERÊNCIA:

ZIMERMANN, I. Big Techs: até onde vai o poder das corporações que dominam o mercado de tecnologia? Disponível em: https://www.politize.com.br/big-techs/#:~:text=As%20Big%20Techs%20s%C3%A3o%20grandes%20empresas%20de%20tecnologia,um%20amplo%20dom%C3%ADnio%20do%20mercado%20em%20que%20atuam. Acesso em: 10 mar. 2022.

Deep Techs

  Uma empresa deep tech começa com uma tecnologia, geralmente baseada em uma inovação ou descoberta no laboratório por alunos de doutorado e/ou cientistas pesquisadores. O Deep Tech foi criado por Swati Chaturvedi, CEO da companhia de investimentos Propel(x), para designar startups que desenvolvem novas tecnologias por meio de ciências e pesquisa em áreas como matemática, física, biologia ou engenharia para diferenciá-las de tecnologias já existentes.

REFERÊNCIA:

DEEP TECHS: como isso pode revolucionar o futuro? Disponível em:
https://blog.aaainovacao.com.br/deep-techs/. Acesso em: 10 mar. 2022.

DIY

A sigla DIY é original do termo inglês “Do It Yourself”, que traduzido significa “Faça você mesmo”. Refere-se à uma prática de construção, modificação ou reparação das coisas sem a ajuda direta de especialistas ou profissionais. Ou seja, literalmente um faça você mesmo.

REFERÊNCIA:

ALICE, V. O que é DIY? Entenda e saiba como fazer. Disponível em: https://definicao.net/significado-diy/. Acesso em: 10 mar. 2022.

Fab Lab

Um Fab Lab (abreviação de fabrication laboratory) é um laboratório de fabricação totalmente equipado que dá a todos, desde crianças a profissionais e empresas, a capacidade de transformar suas idéias e conceitos em realidade. O objetivo é que se possa fazer quase tudo dentro deste espaço visando o desenvolvimento social e econômico, seja a nível individual ou comunitário. Fab Lab é também uma comunidade internacional cujo objetivo é alcançado através do compartilhamento do conhecimento. Tais laboratórios também compartilham equipamentos e processos, além de arquivos digitais e soluções, formando assim uma rede para o intercâmbio de ideias.

REFERÊNCIA:

O QUE é Fab Lab. Disponível em:
https://fablabbrasildotorg.wordpress.com/o-que-e-fab-lab/. Acesso em: 22 mar. 2022.

Fintechs

   O termo Fintech surgiu da junção de finanças e tecnologia (finance + technology), e  representa a evolução do uso da tecnologia nos serviços financeiros. Ou seja, os serviços financeiros e a tecnologia estão em um firme abraço e, com essa união, surgem novos modelos de negócios que estão revolucionando setores inteiros (como o bancário, por exemplo). Fintechs também é como são chamadas as startups que fornecem serviços financeiros utilizando softwares, aplicativos e outros recursos de tecnologia moderna. Elas se concentram em nichos específicos que conseguem inovar tendo a experiência do consumidor como o grande trunfo.

REFERÊNCIA:

BIG TECHS x Fintechs x Insurtechs: o novo modelo de negócio. Disponível em:
https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/big-techs-fintechs-insurtechs/. Acesso em: 10 mar. 2022.

Insurtechs

O termo ‘insurtech’ é resultado da junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). As insurtechs surgiram com o propósito de revolucionar o setor de seguros, por meio de tecnologias inovadoras que mudam a forma como os consumidores contratam planos de seguro (de vida, imóvel, viagem, automóvel, etc).

REFERÊNCIA:

PRADO, J. Afinal, o que é InsurTech. Disponível em:
https://www.conexaofintech.com.br/insurtech/o-que-e-insurtech-2/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20insurtech%3F%20O%20termo%20%E2%80%98insurtech%E2%80%99%20%C3%A9,de%20seguro%20%28de%20vida%2C%20im%C3%B3vel%2C%20viagem%2C%20autom%C3%B3vel%2C%20etc%29. Acesso em: 10 mar. 2022.

IA – Inteligência Artificial

A inteligência artificial potencializa computadores e máquinas para imitar os recursos da mente humana para solucionar problemas e tomar decisões.

REFERÊNCIA:

O QUE é inteligência artificial? Disponível em: https://www.ibm.com/br-pt/cloud/learn/what-is-artificial-intelligence. Acesso em: 22 mar. 2022.

IoT

   A Internet das Coisas (IoT) refere-se ao processo de conectar objetos físicos do dia a dia à Internet, incluindo objetos domésticos comuns, como lâmpadas, dispositivos médicos e acessórios, dispositivos smart e até mesmo cidades inteligentes. A IoT se refere a qualquer sistema de dispositivos físicos que recebem e transferem dados por redes sem fio com pouca intervenção humana. Isso é possível com a integração de dispositivos de computação simples com todos os tipos de objetos.

REFERÊNCIA:

O QUE é Internet das Coisas (IoT)? Disponível em:
https://www.redhat.com/pt-br/topics/internet-of-things/what-is-iot. Acesso em: 10 mar. 2022.

HACKATHON

   O termo hackathon vem da junção de duas palavras da língua inglesa: hack, que quer dizer programar com excelência, e marathon, maratona. A maratona de programação, então, reúne hackers com o objetivo de desenvolver soluções que causem impactos tanto internos (como no caso de uma empresa, por exemplo) quanto externos.

REFERÊNCIA:

BORGES, G. O que significa Hackathon?Disponível em:
http://www.inovacao.usp.br/o-que-significa-hackathon/. Acesso em: 10 mar. 2022.

Hacker

 A palavra “hacker” está relacionada com o verbo “to hack”, em português, cortar ou picar. O hacker é alguém capaz de “cortar” um sistema informático, com maiores ou menores níveis de segurança. A palavra está associada ao ato de contornar defesas, aceder a informação reservada, com diferentes motivações e geralmente deixando poucas pistas sobre as suas ações ilícitas. Um hacker também pode ser capaz de derrubar temporariamente um site ou software, anunciando claramente as suas intenções. Acima de tudo, o “hacking” é um conjunto de técnicas e competências – que também podem ser usadas com intenções positivas.

REFERÊNCIA:

O QUE é um hacker. Disponível em:
https://nordvpn.com/pt/blog/o-que-e-um-hacker/#:~:text=O%20hacker%20%C3%A9%20algu%C3%A9m%20capaz%20de%20%E2%80%9Ccortar%E2%80%9D%20um,deixando%20poucas%20pistas%20sobre%20as%20suas%20a%C3%A7%C3%B5es%20il%C3%ADcitas. Acesso em: 22 mar. 2022.

Hub

 Hub é um dispositivo que une cabos de comunicação em um ponto central, fornecendo uma via comum de comunicação a todos os dispositivos. O Hub funciona como um repetidor que envia os dados para todos os computadores.

REFERÊNCIA:

O Que é Hub? Disponível em: https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/o-que-e-hub/. Acesso em: 10  mar. 2022.

Maker Faire

A Maker Faire é o maior espetáculo de “mostra e conta” do mundo. É um local onde a família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, é celebração do movimento dos Makers (fazedores). É um local onde as pessoas mostram o que andam fazendo, e compartilham o que estão aprendendo. O objetivo da Maker Faire é fomentar o crescimento desta comunidade providenciando um ponto de encontro para troca de experiências, contatos e informações.

REFERÊNCIA:

O QUE é Maker Fair. Disponível em:
https://belohorizonte.makerfaire.com/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20Maker%20Faire%20%3F%20A,andam%20fazendo%2C%20e%20compartilham%20o%20que%20est%C3%A3o%20aprendendo. Acesso em: 22 mar. 2022.

Mentorado

Profissional que tem como objetivo crescer pessoal e profissionalmente para atingir seus objetivos de carreira. Para isso, conta com a ajuda de um profissional mais experiente que vai facilitar sua caminhada.

REFERÊNCIA:

CALVET, L. O que é mentoria: quais são seus tipos e sua funcionalidade. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/mentoria. Acesso em: 10 mar. 2022.

Mentor

Pessoa experiente em determinada área de atuação.

REFERÊNCIA:

CALVET, L. O que é mentoria: quais são seus tipos e sua funcionalidade. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/mentoria. Acesso em: 10 mar. 2022.

Mentoria

  Mentoria é um processo de aceleração de carreira através do acompanhamento por um profissional mais experiente na área de atuação desejada. É realizada por meio da relação mentor-mentorado. A mentoria serve para auxiliar o mentorado no planejamento e execução de ações estratégicas e coerentes com seus anseios profissionais.

REFERÊNCIA:

CALVET, L. O que é mentoria: quais são seus tipos e sua funcionalidade. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/mentoria. Acesso em: 10 mar. 2022.

Metaverso

   O metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc. A ideia é que o metaverso seja uma espécie de Internet 3D, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e interoperável. A principal dificuldade para descrever esse universo está no fato de que ele ainda não existe.

REFERÊNCIA:

FREIRE, R. O que é metaverso? Entenda o projeto que mudou o nome do Facebook. Disponível em:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/11/o-que-e-metaverso-entenda-o-projeto-que-mudou-o-nome-do-facebook.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2022.

Nanotecnologia

Nanotecnologia é o estudo e entendimento do controle e manipulação de materiais em escala nanométrica, trabalhando diretamente com átomos e moléculas. Ela é empregada em diversos setores, como Medicina, Eletrônica, Ciência de Materiais, Engenharia e Tecnologia da Informação, um dos mais beneficiados por ela. As ideias e conceitos da nanotecnologia foram apresentados pela primeira vez pelo físico teórico Richard Feynman (1918-1998), um dos pioneiros da eletromecânica quântica. Em dezembro de 1959, na palestra “There’s Plenty of Room at the Bottom”, ele descreveu métodos em que cientistas seriam capazes de manipular átomos e moléculas para controlá-los como quisessem.

REFERÊNCIA:

GONONI, R. O que é nanotecnologia? Disponível em:
https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-nanotecnologia/. Acesso em: 22 mar. 2022.

Prototipagem digital

A prototipagem digital é um processo pelo qual um novo produto é projetado e um protótipo para ele é criado digitalmente. Esse protótipo geralmente é criado em um programa de computador capaz de executar simulações usando parâmetros do mundo real para testar o produto com estresse, avaliar seus mecanismos físicos e executar outros testes feitos em um protótipo físico. O uso desse software pode reduzir os custos iniciais para uma empresa, já que novos protótipos digitais podem ser feitos ou modificados com mais facilidade e baixo custo, do que os físicos. A prototipagem digital pode ser incorporada em todas as etapas do desenvolvimento de um produto, do conceito ao marketing.

REFERÊNCIA:

O QUE é prototipagem digital? Disponível em:
https://spiegato.com/pt/o-que-e-prototipagem-digital. Acesso em: 22 mar. 2022.

Realidade Virtual

Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

REFERÊNCIA:

O QUE é Realidade Virtual? Entenda melhor como funciona a tecnologia. Disponível em:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2015/09/o-que-e-realidade-virtual-entenda-melhor-como-funciona-a-tecnologia.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2022.

Robótica

Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs. Os robôs são mecanismos automáticos que utilizam circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples ou complexos. A robótica tem grande aplicação em diversas áreas, desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas.

REFERÊNCIA:

O QUE é robótica e como ela está presente no seu dia-a-dia. Disponível em:
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/robotica/. Acesso em: 22 mar. 2022.

Startup

Startup é um termo usado para classificar empresas novas e que oferecem produtos inovadores. Normalmente, esses negócios estão ligados a soluções tecnológicas que tentam atender a alguma necessidade do mercado. Apesar de enfrentarem um início mais incerto e cheio de riscos, essas empresas tendem a dar certo e podem se tornar referências naquilo que fazem. É o caso, por exemplo, de Uber, Netflix e Nubank, entre diversas outras.

REFERÊNCIA:

GARRETT, F. O que Startup? Entenda o significado e como funcionam essas empresas. Disponível em:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/04/o-que-e-startup-entenda-o-significado-e-como-funcionam-essas-empresas.ghtml. Acesso em: 10 mar. 2022.

Stream

Em ciência da computação, stream, em português fluxo, é uma sequência de elementos de dados disponibilizados ao longo do tempo. Um fluxo pode ser considerado como itens em uma esteira transportadora sendo processados um por vez, em vez de em grandes lotes.

REFERÊNCIA:

STREAM (computação). Disponível em:
https://thereaderwiki.com/pt/Stream_(computa%C3%A7%C3%A3o). Acesso em: 22 de mar. 2022.