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Oficina de ideias

Lab CEFETMaker

CEFET-MG

Equipe Gestora

Última modificação: Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Toda minha carreira começou em 1995, quando fui incentivado pelos meus colegas de escola a fazer um curso técnico no Coltec ou no CEFET. Tal incentivo acabou me levando para o curso técnico em Química no Coltec, no final da década de 1990. O encantamento com a Química foi tão grande, que resolvi ser professor dessa disciplina. Por causa disso, logo após a conclusão do técnico, fiz a licenciatura em Química, na UFMG. Paralelamente ao curso, iniciei minha atuação como professor, no início dos anos 2000. Vi que a docência era minha paixão, o que me encaminhou para o mestrado em Educação Tecnológica, aqui no CEFET-MG, em 2006, e o doutorado em Educação, em 2013, novamente na UFMG. Logo após a defesa da minha tese sobre a construção de analogias no ensino de Química, parti para a realização de um grande sonho: estudar e viver no exterior – fui fazer um estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. Durante o período do pós-doutoramento, tive a oportunidade de construir uma investigação que me levou a visitar mais de 40 museus e centros de ciências europeus em busca de conjuntos expositivos baseados em modelos e modelagem. Tenho, então, trabalhado com essa temática em seus diferentes desdobramentos, inclusive no Lab CEFETMaker. Toda essa trajetória me permitiu construir um valioso repertório e bagagem sobre práticas educativas em Ciência e Tecnologia. Entre os meus projetos de pesquisa, ensino e extensão, quero destacar o Projeto Incluir-Ciência, voltado para o desenvolvimento de recursos didáticos inclusivos, baseados em modelagem, para o ensino de Ciências a estudantes deficiência visual.

Vindo do distrito de Senhora do Carmo em Itabira, este protegido por Nossa Senhora e devoto do São Victor do Horto sonhava olhando as montanhas de Minas em ser artista plástico, engenheiro ou piloto de bicicross. Mas depois de conhecer toda a magia da eletrônica e dos computadores em uma feira de ciências decidi entrar para área de tecnologia. Então para tentar entender esta magia, fiz o curso técnico em eletrônica no Colégio Técnico da UFMG, graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, especializações em Engenharia de Manutenção e Telecomunicações, e mestrado em Engenharia Elétrica, todos eles na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ou seja, sou coltecano e filho da PUC. Durante este caminho, com muito esporte, rock e motocicletas, trabalhei por mais de 25 anos em algumas das maiores empresas do Brasil, em vários estados brasileiros, nas áreas de Engenharia Eletrônica, Telecomunicações, Sistemas Inteligentes e Gestão. Finalmente, decidi realizar um outro sonho que era me tornar professor. Entrei no Departamento de Eletrônica e Biomédica do CEFET-MG em 2010 e, em 2016, me tornei professor efetivo.  Aqui no CEFET-MG desenvolvo projetos e pesquisas nas áreas de Inteligência Artificial e Robótica. Participei do programa do governo americano STEAM TechCamp Brasil, atuando junto a escolas públicas para a disseminação e a realização de projetos nas áreas de Cultura Maker, STEAM, Aprendizagem Criativa, Robótica e Programação Física.  Atualmente, também faço parte da equipe espetacular do Lab CEFETMaker e vamos trabalhar para transformar ideias e sonhos em realidade e em oportunidades.

Sou a Danielle Mendonça Okamoto, professora do CEFET-MG e apaixonada por tudo que envolve tecnologia e educação. Minha aproximação com o universo maker começou quase por acaso, quando participei da FEBRACE em 2019. Foi lá que ouvi falar, de verdade, sobre cultura maker e faça você mesmo, e aquilo fez muito sentido para mim. Desde então, passei a estudar metodologias STEAM e a buscar maneiras mais práticas, criativas e envolventes de trabalhar com os alunos. Esse caminho me levou ao LabMaker, um espaço onde encontrei a possibilidade de transformar ideia em projeto e projeto em impacto. Lá, desenvolvo atividades extracurriculares e projetos de extensão que aproximam os estudantes da tecnologia e, ao mesmo tempo, geram benefícios reais para a comunidade. Minha trajetória tem sido justamente essa: unir minha formação e experiência com a vontade de ensinar de um jeito mais vivo, útil e próximo da realidade dos alunos.

Quando criança, meus interesses incluíam: desenhos animados, enciclopédias, comida e tecnologia. Meu primeiro “protótipo” robótico, inspirado em desenhos animados, foi um robô montado no chão com cabos de vassoura, cabides e outros apetrechos que, “teimosamente”, insistiu em não sair andando para me acompanhar em minhas brincadeiras… fail… Diversos outros inventos e traquinagens, bem e malsucedidos, me levaram a me tornar professor no curso técnico de eletrônica, onde estou até hoje, revivendo de tempos em tempos meus encantamentos de criança. Talvez não chegue lá até me aposentar, mas se algum dia, ao passarem pelo laboratório de instrumentação e controle, perceberem algo que lembre “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, não terá sido por acaso 😉

Bacharel em Física (2000) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mesma instituição onde obteve os títulos de Mestre em Física (2003) e Doutor em Ciências (2008), atuando na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em transporte eletrônico em semicondutores inorgânicos. Como pós-doutor, estive em 2009 na Universidade de Nottingham (Inglaterra), onde desenvolvi pesquisa em propriedades elétricas de sistemas semicondutores de nitretos diluídos. De volta ao Brasil, de 2010 a meados de 2011, desenvolvi na Universidade Federal de Minas Gerais pesquisa sobre as propriedades elétricas e fabricação de dispositivos feitos a partir de semicondutores orgânicos (OLEDs e OPVs). Iniciei, no segundo semestre de 2011, pesquisa em microfabricação de dispositivos fotodetectores de poços quânticos na faixa do infravermelho. Em 2014 se tornou professor efetivo no CEFET-MG, Campus Timóteo, onde coordenou o projeto de extensão Astronomia no Vale do Aço. Atualmente é professor no CEFET-MG, Campus I, em Belo Horizonte e coordena o projeto Astronomia na Ponta dos Dedos e faz parte da equipe gestora do Lab CEFET Maker.


Entrei pela primeira vez no CEFET em 2000, quando fiz o curso técnico de Turismo e Lazer, o único da área de ciências sociais aplicadas. Graduei-me em Administração na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Segui minha carreira como Administradora. Trabalhei como controller e cuidava dos custos e da gestão financeira e orçamentária de uma empresa do setor de saúde. Minha curiosidade sobre inovação começou na graduação. Como bolsista do PET, pesquisei sobre arranjos produtivos locais e parcerias público-privadas. No mestrado, pesquisei sobre inovação na indústria e, no doutorado, sobre inovação e desenvolvimento social e econômico. Sou professora no CEFET-MG desde 2013 e ministro disciplinas do eixo de Empreendedorismo e Planejamento Estratégico. Considero-me uma professora extensionista, pois me importo, sobretudo, com a prática social. Vejo o conhecimento como resultado da interação com a sociedade e as conexões que podem ser feitas para solução de problemas. Tenho interesse em negócios criativos, no desenvolvimento de estratégias, modelagem de negócios e em transformar ideias em oportunidades para geração de renda e solução de problemas sociais e ambientais. Gosto de me aventurar na natureza, pratico circo, escalada, pilates e yoga. Atualmente, estou como coordenadora do curso de Bacharelado em Administração. Coordeno também o EXSA, programa de extensão do curso de Administração do CEFET-MG, que visa incentivar o engajamento dos estudantes com a comunidade e o desenvolvimento sustentável. E estou na Oficina de ideias para atuar na gestão colaborativa da inovação, no sentido de promover a integração entre áreas e levantamento de demandas da comunidade. E no LabCEFETMaker, para ajudar quem quer precificar, descobrir seu mercado ou desenvolver um modelo de negócio de impacto social e ambiental a partir de seus projetos.